sábado, 6 de agosto de 2011

Esquadrão de 1979

Em 1977 profissionalizou-se o fornecimento de uniformes esportivos no Brasil, sendo o primeiro contrato nesse sentido o entabulado entre a S.E. Palmeiras e a Adidas. A narca alemã introduziu os tecidos acrílicos, em substituição à pesada malha de algodão.

Enquanto as malharias tradicionais como Marabá, Sport Spada, Hering, Penalty, Dell'Erba e Athleta buscavam se adaptar aos novos rumos do vestuário esportivo ou então se dedicar a outro ramo, como fornecimento de uniformes escolares, todos os outros clubes brasileiros, pouco a pouco, passavam a se vestir com os tais http://www.blogger.com/img/blank.gifuniformes mais modernos.

O Juventus firmou com a Adidas o fornecimento de uniformes a partir de 1979. Já falamos sobre isso numa oportunidade. O primeiro manto Adidas tinha a gola redonda, branca, as tradicionais três listras sobre toda a extensão das mangas, passando pelos ombros, os punhos brancos e o distintivo de pano, costurado na camisa.

Nessa época, para efeito de comparação, o Corinthians e o São Paulo ainda usavam uniformes de malha com os números costurados nas costas.

Abaixo, mostramos os jogadores juventinos posando com o novo uniforme. O time era comandado por Roberto Brida e a equipe vinha tendo um ótimo desempenho no Paulistão, a ponto de merecer amplo destaque na imprensa. A Rua Javari ficava sempre lotada e o clube social, próspero, contava com 138 mil sócios.



Na foto, vemos Luciano, Cedenir, Bracali, o lendário Brecha, Luiz, César, Paulinho e Wilsinho. Pena que o artilheiro Ataliba não saiu na chapa.

Aqui, outra foto do elenco, com um belíssimo manto de mangas longas: