sábado, 27 de novembro de 2010

Anos 40


Mais uma foto do acervo da Gazeta Press. Juventus 2x 3 Corinthians, pelo Paulistão de 1940.

Vejam que linda nossa arquibancada da Rua Javari, a cerca de madeira, a assistência em peso para assistir esse match de foot-ball.

Corinthians com gola e punhos pretos, combinação pouco comum, já que o jérsei tradicional do alvinegro mosqueteiro era inteiramente branco. Juventus com o manto grená lindo, como sempre.

Perdemos esse jogo, grande coisa. Jogamos com Roberto; Dictão e Tito; Ovídio, Sabiá e Nico; Ferrari, Cafelândia, Danilo, Aurélio e Grifo.

Aqui embaixo, outro jogo acontecido nos anos 40. Em 12 de setembro de 1948, Juventus foi até o estádio Nami Jafet, na Rua dos Sorocabanos, um campo com capacidade de 3.000 torcedores, que hoje não existe mais. Era a casa do Clube Atlético Ypiranga, nosso rival alvinegro do lado de lá da Rua Capitão Pacheco e Chaves. Fundado em 1906, o CAY foi, ao lado do Juventus e de outros menos importantes, um dos clubes fundadores da Federação Paulista de Futebol.



A foto que temos do jogo, obtida no Portal da Mooca, identifica o atacante Zalli, num lance na área do Ypiranga.

Mas segundo as estatísticas disponíveis no site da Federação Paulista de Futebol, Zalli não estava em campo naquela oportunidade. O Ypiranga jogou com Osvaldo, Giâncoli e Alberto; Reinaldo, Renato e Belmiro; Liminha, Rubens, Silas, Bibe e Valter. O Juventus com Muniz, Pascoal e Diogo; Lorena, Pixo e Antunes; Niquinho, Turcão, Milani, Zé Brás e Chicão. Os golos foram marcados por Valter (24min-1ºt), Valter (21min-2ºt), Chicão (28min-2ºt), Milani (30min-2ºt) e Niquinho (36min-2ºt).

O Clube Atlético Ypiranga encerrou suas atividades no futebol profissional nos anos 50. Atualmente é um clube social, e seu campo de futebol está localizado ao lado de sua bela sede, no entroncamento da Rua do Manifesto com a Rua dos Leais Paulistanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados.