A comunidade e os empresários mooquenses deveriam investir mais no Juventus, patrocinando, apoiando. Cansamos de ver marcas locais e regionais estampando seus logotipos nas camisas dos clubes do interior, o que não ocorre com frequência no time da Mooca. Uma rara exceção foi o Grupo Industrial Trofa, tradicional fábrica de panelas e equipamentos de cozinha situada na Rua Olímpio Portugal, que patrocinou a camisa do time principal entre 1988 e 1990 e recentemente apoiou a equipe de futebol feminino.
Dentre os muitos orgulhos do bairro da Mooca estão o Clube Atlético Juventus, razão da existência deste blog, e a Universidade São Judas Tadeu, que surgiu como cursinho de admissão para o ginásio, em 1947 e, pelas mãos do professor Alberto Mesquita de Camargo, se transformou em colégio e, depois, em uma das principais instituições de ensino superior particulares de São Paulo.
Pois em 1992 a Universidade São Judas Tadeu deu seu apoio ao Moleque Travesso na disputa da Taça São Paulo de Juniores daquele ano. Uma dobradinha que poderia e deveria se repetir mais vezes. Não só com a São Judas, mas também com outras empresas prósperas do bairro e da região, que poderiam atrelar sua marca ao clube, criando identidade com a comunidade e gerando um bom retorno.
Prova viva do potencial do marketing esportivo nesse sentido foi o providencial patrocínio dos Armarinhos Fernando na camisa da Portuguesa de Desportos em 1996, divulgando no Brasil inteiro o nome das lojas paulistanas.
E como disse o Comendador Alberto Trofa, "Se der a palavra, não volte atrás."
A foto que ilustra este post foi tirada em 04/01/1992 e pertence ao arguivo da Gazeta Press. Nela são retratados os jogadores do Juventus(da esquerda para a direita): Marquinhos, Jamil, César e Alex, durante apresentação do elenco que se prepara para a disputa da XXIII Taça São Paulo de Juniores de 1992.
Ano: 1992
Patrocínio: Universidade São Judas Tadeu
Marca: desconhecida.
EM TEMPO, no Twitter, reclamei da falta de apoio da Mooca para com o Juventus, e este twitt foi escolhido pelo jornal Diário de S. Paulo como um dos twitts de destaque do dia dos paulistanos sobre a cidade! Veja clicando aqui.
Pois é Hamilton. A diretoria/marketing do Juventus não sabe explorar nem ao menos a paixão e protecionismo que os moradores da Mooca tem pelo seu comércio. O Juve deveria fazer micropatrocinios com cantinas, pizzarias, bares e lojas do bairro. É uma vergonha não ter uma placa sequer de publicidade nos nossos jogos.
ResponderExcluirCara,
ResponderExcluirMuito legal a ideia do blog. Tenho que admitir meu desconhecimento sobre blogs que têm como tema a camisa de algum clube.
Parabens pela iniciativa e ganhou agora um sistemático comentarista dos posts!
Abraços @FabioNohbrega
Essa é a Mooca e os mooquenses: adoram encher a boca pra falar do bairro, mas na hora de fazer algo pelos ícones do bairro, não fazem nada. É ridículo o Juventus não ter apoio de empresários e comerciantes do bairro.
ResponderExcluirO que me deixa mais triste é ver que por exemplo o Grupo Localfrio que é da Mooca patrocina o Bragantino na série B do Brasileiro e patrocinou o MIRASSOL no campeonato paulista de 2010. Seria falta de interesse da diretoria ou das empresas ?!
ResponderExcluir