sábado, 23 de outubro de 2010

2008 - camisa do futebol moderno

Em 2008, o Juventus mais uma vez disputou a primeira divisão do Campeonato Paulista e tinha a Copa do Brasil pela frente. O time tinha uma boa base, e as esperanças de gol vinham dos pés do prata-da-casa que, veterano, retornava: Fernando Diniz.

Investindo no marketing e querendo reforçar o time, o presidente Armando Raucci, que já havia trazido nomes de peso como Viola, para jogar no clube da Mooca, causou polêmica ao trazer Vampeta. O velho Vamp já não era mais o mesmo do Corinthians, mas a aposta podia se basear numa certa tradição juventina em trazer jogadores consagrados que fizeram fama jogando pelo alvinegro, vítima favorita das molecagens do Travesso. Assim fora com Baltazar (o Cabecinha de Ouro), Luizinho (o Pequeno Polegar), Geraldão e outros.



Os holofotes viraram-se para a Rua Javari graças ao falastrão Vampeta. E,como constava na estratégia da diretoria do clube, atraiu vários patrocinadores para sustentar o elenco. A Andra, loja de materiais elétricos, estampou a frente da camisa. Phelps Dodge, marca de fios e cabos, ficou com as costas. A Intermédica, dos planos de saúde, colcou seu logotipo nas mangas. E ainda sobrou um espaço abaixo dos números, nas costas, para a marca da Venice, concessionária de automóveis FIAT, que apareceu após as primeiras rodadas.

A camisa ficou bem "vendida", e também vendeu bem entre os torcedores: fabricada pela Finta, tinha detalhes em branco, abandonando o dourado do ano anterior. O toque que contrariava parte das arquibancadas era o escudo no centro da camisa, ao invés de ficar do lado esquerdo do peito.



No campeonato, o Juventus foi muito irregular desde o começo, mas até se apresentou bem algumas vezes. O técnico Sérgio Soares costumava escalar Valdir, Dedimar, Alemão e João Paulo; Vampeta, Fernando Miguel, Naves e Cadu; Marcus Vinícius e Lima, aproveitando a base do vitorioso time de 2007, campeão da Copa Federação Paulista.

Deu tempo de aprontar travessuras. Enfiou 3 a 1 contra o Santos, em jogo inesquecível no estádio Bruno José Daniel. Empatou com o Corinthians em 2 a 2, buscando por duas vezes igualar o marcador. Enfiou 3 a 0 no São Caetano. Mas perdeu 10 vezes e acabou rebaixado para a Série A2.

Na Copa do Brasil, o Juventus não fez feio. Começou mal, levando um sarrafo do Coruripe de Alagoas: 4 a 1. Precisava reverter na Rua Javari esse péssimo resultado. E conseguiu: apoiado pela torcida, o Moleque Travesso devolveu o pacote de gols, 5 a 1.





O dois gols de Lima na vitória por 2 a 0 contra o Náutico, em Santa Bárbara d'Oeste, na segunda fase, encheram o peito juventino de esperança. Mas o Timbu fez 3 a 0 nos Aflitos, e mandou o Juventus de volta para casa.

No segundo semestre, por motivos misteriosos, o Juventus não usou esta camisa, voltando a atuar com o uniforme de 2007.



Ano: 2008
Fabricante: Finta
Patrocinador: Andra, Phelps Dodge, Intermédica e Venice Fiat.

Um comentário:

  1. Essa camisa não foi mais usada em 2008 pq para a copa paulista daquele ano a Andra não estaria mais patrocinando o Juventus e não haviam mais camisas sem o patrocínio.

    Jef

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.