domingo, 24 de julho de 2016

Perde em campo, ganha fora dele

Os juventinos estão cansados de reclamar e xingar o Red Bull Brasil, que, após seu começo futebolístico como freguês do Moleque Travesso, tornou-se um adversário dos mais chatos e irritantes, ao lado do PAEC (atual Audax) e do extinto Palmeiras-B.

Assim, em momentos inesperados, como em 2013, o Juventus é capaz de bater o time do energético. Mas, em geral, são os touros vermelhos de Campinas que atrapalham a vida grená.

Desta vez, contudo, viemos aqui para aplaudi-los.

O departamento de pesquisas do clube, chamado "Datatoro" (espero que Fernando Toro perdoe isto) acaba de lançar um belíssimo livro, "Os Esquecidos - Arquivos do Futebol Paulista", que documenta os resultados e torneios de futebol de divisões inferiores e do interior do estado de São Paulo, entre 1918 e 1946.

 foto: Jogos Perdidos

Este trabalho é inédito e compreende todo o período do amadorismo, a fase anterior à criação da atual Federação Paulista de Futebol e os torneios menores anteriores à criação da lei do acesso, que permitiu ao XV de Piracicaba ser o primeiro clube "caipira" a se juntar aos da Capital e de Santos na divisão especial.

Mais ainda, aborda um certo campeonato estadual de 1934, do qual tomaram parte equipes como o São Paulo Railway (atual Nacional), a Ponte Preta e o Hespanha (atual Jabaquara), que possuía o reconhecimento da CBD (Confederação Brasileira de Desportos).

O Juventus, competindo com o nome de Fiorentino, foi campeão paulista daquele ano. Ganhou também a Taça Sâo Paulo (uma espécie de "recopa" da época, entre o campeão paulista e o do interior, que também teve o nome de Torneio Competência).

A Federação não reconhece o título. O clube, ao que se sabe, nunca tentou oficializá-lo.
Curiosamente, em todos os anos em que foram disputadas duas ligas em paralelo antes da criação da FPF, são computados dois campeões. Mas os títulos dos times pequenos, como o Juventus, não.

Se nunca nada foi feito em defesa da história, por ninguém, esta falha foi solucionada. Por um rival. Por um clube empresa.

Parabéns merecidos ao Red Bull Brasil Futebol e Entretenimento Ltda.

Ah, dentro de campo eles nos derrotaram, hoje à tarde. Fora dele, a vitória é de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são moderados.