sábado, 13 de fevereiro de 2010
1983 - Taça de Prata
Camisa da campanha do título da Taça de Prata, equivalente ao que hoje seria o Campeonato Brasileiro da Série B, em 1983.
Essa camisa foi usada no primeiro tempo da final de 1983. Em diversas partidas e no segundo tempo daquele jogo histórico, porém, foi utilizado o famoso modelo com gola grená em V.
Após a conquista, foi acrescentada uma estrela branca sobre o escudo do Juventus, mas a novidade durou pouco tempo.
A Liga Retrô, em parceria com o Clube Atlético Juventus, fabrica, para os saudosistas, uma versão retrô desta camisa, em honra ao título da Taça de Prata.
Como foi a disputa do Campeonato Brasileiro de 1983
O regulamento criado pela CBF dividia os clubes em duas divisões: a Taça de Ouro, com os melhores classificados nos campeonatos estaduais, mais os convidados pela CBF, e a Taça de Prata, com os times que não conseguiram vaga para a Taça de Ouro. O
Os clubes piores classificados na Taça de Ouro na primeira fase, disputavam a segunda fase na Taça de Prata, e os melhores da Taça de Prata subiam para a Taça de Ouro. Ou seja, o rebaixamento acontecia durante o campeonato, permitindo a um time da segunda divisão subir e conquistar o título da primeira no mesmo ano, bem como a um time da primeira divisão ser rebaixado, mas conquistar o título e voltar à elite no ano seguinte.
Foi o que aconteceu com o Juventus. Ele começou a disputa entre os times paulistas da Taça de Ouro.
Na Taça de Ouro, o Juventus foi eliminado precocemente, finalizando a participação em 35º lugar. Desembarcando na Taça de Prata, consagrou-se como campeão, num dos títulos mais enaltecidos pela torcida grená da Mooca.
Campanha:
1ª Fase Taça de Ouro - Grupo F
Juventus 0-0 Vila Nova
Juventus 0-0 Atlético-MG
Rio Branco 1-1 Juventus
América-RJ 2-0 Juventus
Juventus 3-2 Rio Branco
Juventus 1-3 América-RJ
Vila Nova 1-0 Juventus
Atlético-MG 1-0 Juventus
Repescagem
Goiás 2-2 Juventus (1-0 na prorrogação)
2ª Fase Taça de Prata
Juventus 3-1 Itumbiara
Itumbiara 1-1 Juventus
Juventus 3-2 Galícia
Galícia 1-2 Juventus
Joinville 0-0 Juventus
Juventus 2-1 Joinville
Final
CSA 3-1 Juventus
Juventus 3-0 CSA
Juventus 1-0 CSA
O Juventus jogou o último jogo da melhor de três com Carlos Pracidelli; Nélson, Deodoro, Nelsinho Batista, Bisi; César, Paulo Martin, Gatãozinho; Sídnei, Ilo (Bira), Cândido. O técnico era Candinho. O gol foi marcado por Paulo Martins de pênalti. O jogo foi realizado no Parque São Jorge, em São Paulo.
Dentre os 48 times que disputaram a Taça de Prata estavam os paulistas Guarani, Botafogo, São Bento e a Portuguesa. Além deles estavam Remo, América Mineiro, Ceará, Fortaleza, Coritiba, Bonsucesso e Volta Redonda.
Ano: 1983
Fabricante: Adidas
Patrocínio: não tem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu gostaria de comprar esta camisa , acho uma das mais belas do Juve , algm sabe onde posso encontrar ?
ResponderExcluirexiste uma retrô da Liga Retrô, porém ela não é muito fiel...
ResponderExcluireu fui nesse jogo da final. estádio estava lotado de torcedores de todos os times da capital.Todos pelo juventos.
ResponderExcluirPelo juventOs? Credo.
ResponderExcluir