sábado, 3 de setembro de 2011

Brecha.


É com grande pesar que comunicamos o falecimento do camisa 10 e ídolo juventino Moacir Bernardes Brida, o Brecha, neste sábado (03/09).

Nascido em Itajobi, em 12 de julho de 1948, ganhou na infância o apelido de Brecha e foi um meia de estilo clássico. Começou no Catanduva Esporte Clube em 1965, transferindo-se para o Barretos dois anos mais tarde. Em 1968 começou a fazer sucesso no Juventus, despertando a atenção de grandes times. Em campo, era reconhecido por uma vasta cabeleira e bigode.

No Juventus, Brecha jogou ao lado de jogadores que iriam jogar em equipes maiores como os goleiros Miguel e Sérgio Gomes, Deodoro, Luiz Antônio, Osmar, Ziza e seu irmão Roberto Brida, entre outros. Conquistou em 1971 o torneio Paulistinha e participou da excursão do time à Grécia, em 1972, de onde o clube voltou invicto. O Juventus tinha um time muito bom. Em 1973, ficou oito jogos sem perder para os "times grandes".

Campeão do Paulistinha, em 1971. Em pé: Celso, Brida, Osmar, Oscar Amaro, Carlos e Sérgio. Agachados: Luis Antonio, Adnan, Sérgio Pinheiro, Brecha e Toninho.



Em 1973, o Juventus vendeu seu passe ao Santos por Cr$ 540.000,00. Brecha jogou no time praiano e depois assumiu a camisa 10 após a saída de Pelé. Ao Juventus retornou em 1978, ficando na Mooca até 1979. Passou por Guarani, Botafogo de Ribeirão e por outro grená, o Sertãozinho e mais outros times do Paraná e Mato Grosso do Sul. Foi convocado para a Seleção Brasileira.
Incansável, encerrou a carreira apenas em 1990, vestindo a camisa do Grêmio Catanduvense e atuando como zagueiro.

Ainda como jogador, em 1982, se candidatou a vereador em Catanduva, terra que o acolheu.


Camisa 10 do Juventus entre 1968 e 1972, Brecha tinha 63 anos e lutava contra um tumor desde o ano passado. Em fevereiro deste ano, num momento de recuperação, Brecha e Brida compareceram a uma homenagem a ídolos do passado organizada pelo Moleque Travesso. Porém, meses depois, seu estado de saúde se deteriorou.

O velório está sendo realizado no Cemitério Monsenhor Albino, à Rua Rosa Cruz, 1160, no bairro Jardim Caparroz, em Catanduva.

Com informações de: C.A.Juventus, Terceiro Tempo e Futebol Interior.

Um comentário:

  1. Parabéns pela lembrança.
    Quem quiser saber a história completa da carreira do Goleiro Sérgio Gomes acesse o site: www.boleirosdaaguarasa.com - ao abrir o site clique em FUTEBOL, depois em OS PROFISSIONAIS e lá está a bonita história da carreira do goleiraço Sérgio Gomes.
    Waldevir - vie do Site dos Boleiros da Água Rasa.
    E-mail: boleirosdaaguarasa@gmail.com

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.