domingo, 20 de fevereiro de 2011

Camisa de 1996 - marca Goalkeeper

Em 1996 o Juventus estava disputando a Série A1 do Campeonato Paulista (aquele dos pontos corridos, superchato, que só os palmeirenses gostaram) e costumava jogar com Gilmar, Anderson, Camilo, Serjão e Nenê, Sergio Guedes, Luizão, Ramos e Fabiano Souza, Fernando Diniz e Raudnei.

Naquele ano bom apenas para o torcedores do verde e para a Parmalat, o Moleque Travesso vestiu uniformes de uma marca misteriosa, que desapareceu sem deixar vestígios: Goalkeeper, que também estampava na camisa a abreviatura GK.

Essa marca também forneceu camisas para a Ferroviária, portanto, para os dois clubes grenás que disputaram o Paulistão daquele ano.


Esta camisa de 1996 da foto pertence ao Juventino Hamilton Pontes, que pede para dedicarmos este post a seus pais Hamilton e Anna e à esposa Vivi.


As características principais da camisa eram os diversos desenhos do distintivo do clube, como uma espécie de estampa de fundo, típico dos anos 90, a gola pólo branca, aberta, bem ao estilo da época, e o número nas costas dentro de um quadrado branco - detalhe, ao meu ver, bastante desnecessário.


A camisa branca em ação, durante a derrota por 4 a 1 contra o quase imbatível Palmeiras montado pela Parmalat.


A camisa começou, como de costume no Juventus, limpa de patrocínios, mas durante o ano recebeu a marca da rede de lojas Armarinhos Fernando, que no fim de 1996 se tornaria conhecida nacionalmente após patrocinar a camisa da Portuguesa, vice-campeã do Brasileirão.


Esta camisa com patrocínio pertence ao acervo do blogueiro.


Sobre a marca Goalkeeper, há quem diga que essa empresa pertencia ao goleiro Zetti. Pode até ser, afinal, quem teria uma ideia tão brilhante de batizar uma marca de camisa com o nome inglês para goleiro senão um goleiro? Talvez pensasse em fazer rivalidade à marca Penalty, sei lá.



O estranho nome Goalkeeper acabava se tornando apropriado quando aparecia nos uniformes dos goleiros. Aqui vemos Gilmar durante os treinamentos.


Se a GK era do Zetti ou não, não consegui descobrir. O que pude investigar é que a razão social da sociedade era Peras Confecções, e que realmente já encerrou suas atividades.

Um comentário:

  1. A Goalkeeper fornecia camisas para o nosso time de futsal aqui em Praia Grande que disputava campeonatos regionais e estaduais, mais ou menos nessa época também, eu era o desenhista das camisas e tive contato muito próximo com os donos da confecção por uns dois anos e te garanto, não era o Zetti...rs
    A sede deles era no ABC e um tempo depois eles lançaram uma outra marca chamada Rudder, eu inclusive desenhei o logo para eles, como já fazem uns 15 anos já não lembro o nome do pessoal mais, espero ter ajudado, abraços!

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.