A marca do carnê para arrecadação de fundos para o clube foi o primeiro patrocínio da camisa do Juventus. O Cartelão de Ouro apareceu em 1984 e estampou o uniforme somente naquele ano. Mas o pouco tempo foi suficiente para trazer uma série de curiosidades.
O uniforme naquela época não seguia exatamente um padrão. A Adidas variava a gola, de formato em V grená para branco e até para polo. Para "piorar", o Moleque Travesso acabara de conquistar a Taça de Prata e, com isso, uma estrela surgia enfeitando o distintivo do clube, mas não aparecia em todos os uniformes.
Uma loucura!
Nos nossos arquivos encontramos registros dessa variação:
Uniforme usado contra o Corinthians, em 1/9/84. Gola V branca e estrela de prata.
Aqui contra o São Bento, na Rua Javari, em 22/9/84. Gatãozinho domina a bola usando uma camisa com a gola V grená e estrela de prata.
Jair, o Príncipe Jajá, ídolo do Internacional de Porto Alegre e do Peñarol, transferiu-se para o Juventus e vestiu a camisa com a gola em V branca e a estrela de prata.
Uniforme com gola tipo polo, sem a estrela de prata, usada na Copa São Paulo Infantil 84
As duas fotos abaixo são de uma preciosidade. A camisa pertence ao amigo Milton Aguiar, que comanda a loja A Esportes na Rua Pires de Campos, na Mooca. Juventino e palestrino, Milton dá continuidade ao negócio aberto pelo seu pai, a antiga Modas Aguiar, mas dedica-se ao comércio de material esportivo, inclusive vendendo camisas antigas. Esta aí não está à venda e sim exposta num mural repleto de camisas antigas autografadas, mas Milton quer enquadrar a sua relíquia.
É uma camisa oficial de 1984, com o patrocínio do Cartelão de Ouro. Gola em V grená e sem a estrela de prata. Podemos ver que não possui o logotipo do Cartelão nas costas, embora houvesse bastante espaço para isso. A camisa número 3 foi autografada pelo jogador Marco Antônio, com direito a dedicatória e tudo.
Esta é a única camisa original com o patrocínio do Cartelão que eu conheço.
Se você possui alguma camisa como esta, ou tem qualquer camisa do Juventus e quer mostrar pra gente, é só escrever para hamilton@juventus.com.br que vamos publicar aqui no blog.
PQP da hora a história e principalmente essa camisa autografada aeeeeee
ResponderExcluirParabens pela matéria ! Fui em alguns jogos de 1984, mas ainda não tinha discernimento sobre o que era o Juventus e levava as coisas como se fosse um passeio no zoologico ou parque. Aproveito para perguntar?:
ResponderExcluirO Sr. Milton também torce pro Palestra de São Bernardo ?
O Milton é palmeirense e juventino, mas ele também costumava frequentar o Canindé e, acredite se quiser, tem simpatia pelo Audax.
Excluirhttp://terceirotempo.bol.uol.com.br/img/galeria/2009/05/18597.jpg
ResponderExcluirOlha, a camisa do jogador LELO [Aparentemente anos 60-TERCEIRO TEMPO]
http://terceirotempo.bol.uol.com.br/img/galeria/2009/03/2713.jpg
Olha, a camisa do jogador DURVAL [Aparentemente anos 30-TERCEIRO TEMPO]
Luis