domingo, 27 de março de 2011

2003 - a era Euroexport

Vivemos em 2011 um período bastante turbulento. A parceria entre o Juventus e o Grupo Planinvesti não vem dando os frutos esperados por ambas as partes.

O Moleque Travesso já tem um histórico com parcerias complicadas.

Nos primeiros anos do século XXI, a empresa de marketing esportivo Euroexport firmou um acordo com o clube grená e explorou (literalmente, nos dizeres de um boletim emitido ao final da gestão Armando Raucci da presidência do Juventus) a equipe profissional e as categorias de base. É que não havia contrato de compensação financeira com o clube, e jogadores importantes como os zagueiros Luisão e Alex, hoje da Seleção Brasileira, foram vendidos sem que o Juventus lucrasse com isso.

A polêmica parceria com a Euroexport teve um fim melancólico. O Juventus foi rebaixado para a série A2 em 2004. Na época, houve rumores de que o clube fecharia seu departamento de futebol profissional. Mas o Juventus se reorganizou, mandou a Euroexport embora e voltou à elite paulista, conquistando o título da A2, em 2005.

Mas estou me desviando do assunto.

Aqui quero falar daquela que é provavelmente a camisa mais horrorosa que o time profissional do Juventus já vestiu em 87 anos de existência (tem também aquela feiosa da era Pão de Açúcar, mas aquela era das categorias de base).





Esta camisa é de 2003, pertence ao xará Hamilton Pontes e possui detalhes horripilantes. Uma faixa branca nas laterais, o escudo no centro (diagramação odiada pelos torcedores, que preferem o distintivo no lado do coração) e a desnecessária inscrição do nome do clube na barriga, como se precisasse de apresentações.

UPDATE (16/07/2016): Este texto é antigo, de 5 anos atrás, e refiz meu juízo com relação a esta camisa. É bastante confortável, tem o tom correto de grená (algo que nem todas as marcas são capazes de acertar) e sua aparência no corpo é bem melhor do que esticada, como nas fotos. Não tinha essa camisa na época, hoje possuo 3 peças, e, nesse tempo de colecionismo aprendi muito sobre como os clubes acertam seus contratos de fornecimento e escolhem os desenhos dos uniformes. Retrato-me com a Koontz, pois hoje refiz meus conceitos e gosto mesmo - de verdade - das camisas que fabricaram para o Juventus.

Fala o dono da camisa:

A marca é Koontz, e representou o fim da era Euro Export. Nestes tempos nosso centroavante era Wellington Paulista.

Sou Hamilton Valvo C. Pontes, paulistano do bairro da Mooca, de origem imigrante e operária. A vida me levou para longe das Ruas Pedro de Lucena, João Caetano, Olímpio Portugal, Javari, dentre outras, mas não foi capaz de apagá-las de minha memória.

Grande abraço aos meus amigos em Santos - Gilmar, Ricardo "Jabuca", Rafael, Everton "Bauru" e PSF, o homem sem passado!


Ano: 2003
Fabricante: Koontz
Patrocínio: Euroexport

7 comentários:

  1. grande Hamilton, bela postagem.

    Isso me faz lembra que sempre que tivemos camisas horriveis, o time se deu muito mal.

    Alias, falando nisso, a camisa deste ano é pavorosamente medonha. Que medo.

    ResponderExcluir
  2. Nem tanto, a camisa de 2008 era muito bela mas mesmo assim caímos para a série A2.

    Quando estivermos num momento melhor, uma marca mais conceituada do que a Deka fornecerá nosso uniforme. Assim espero.

    ResponderExcluir
  3. Eu nao imaginaria Wellington Paulista jogando com essa camisa... realmente não faz jus a fama de camisas maravilhosas que o Juventus já teve.... mas ótimo post, abraços

    ResponderExcluir
  4. Hamilton, seu blog continua espetacular!

    Gosto muito da camisa com listas grená diferentes (é a de 2008?), mas ainda não comprei uma. Com relação à camisa atual, não gosto apenas das faixas brancas nos ombros. Acho esquisito. Mas na camisa branca, achei o detalhe, no caso grená, muito legal! E a estrela que voltou ao uniforme é bem legal!

    ResponderExcluir
  5. Esse Jardim Elétrico acima é que estava no login da minha antiga loja de discos.
    Mais um comentário: essa da Koontz parece o desenho de uma camisa em outra camisa.

    ResponderExcluir
  6. Resposta: Koontz
    O modelo quem escolhe é o comprador, opinamos mas não decidimos e acatamos o que o Cliente deseja, apesar de tudo as camisas mais antigas são as que mais aparecem vestidas nas pessoas no Bairro da Mooca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigos da Koontz. Este texto é antigo, de 5 anos atrás, e refiz meu juízo com relação a esta camisa. É bastante confortável, tem o tom correto de grená (algo que nem todas as marcas são capazes de acertar) e sua aparência no corpo é bem melhor do que esticada, como nas fotos. Não tinha essa camisa na época, hoje possuo 3 peças, e, nesse tempo de colecionismo aprendi muito sobre como os clubes acertam seus contratos de fornecimento e escolhem os desenhos dos uniformes.

      abraços!

      Excluir

Os comentários são moderados.