domingo, 21 de janeiro de 2018

André Dias, 100 jogos pelo Juventus


André Dias Campos tem 28 anos recém completados e é goleiro. Começou sua trajetória no futebol bem pequeno, dando os primeiros passos na quadra de futsal do Juventus. Aos 8 anos de idade, passou também a jogar no campo. Quando completou 10 anos, trocou a Mooca pelo Parque São Jorge. Pelo Corinthians, André Dias subiu todos os degraus das categorias de base, até chegar ao ápice.

Em 2009, no time que tinha Boquita no ataque, André Dias foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Era goleiro e capitão.

Comemoração após vitória disputa de pênaltis da semifinal (Fernando Pilatos/Gazeta Press)

O capitão e a taça na mão (foto: melhoresdabase.com.br)

O Corinthians, porém, não deu a André Dias oportunidades como profissional. Foi emprestado ao Nacional e jogou a Segunda Divisão do Paulista (que é a quarta divisão, na prática, apesar do nome). Depois, foi jogar no Flamengo de Guarulhos.

Em ação pelo Flamengo de Guarulhos em 2013 (Daniel Rizzi/Agência Bom Dia)

Após 3 temporadas em Guarulhos, o vínculo de André com o Corinthians acabou, e o goleiro foi contratado pelo Juventus. Na época, o Moleque Travesso era recém-rebaixado da Série A2 e estava montando seu elenco para reestrear na terceira divisão.

Não foram poucos os torcedores que não deram seu voto de confiança ao goleiro. O Juventus tinha um bom jogador para a posição, Fernando Henrique, que havia sido titular em 2013. Mas André Dias começou a temporada de 2014 vestindo a camisa 1.

Assim, no dia 2 de fevereiro de 2014, André Dias fez sua primeira partida como titular do Juventus. Vitória juventina sobre a Matonense.

Primeiro clique de uma defesa de André pelo fotógrafo Ale Vianna, que viria a registrar quase toda a carreira do goleiro no Juventus. Juventus venceu a Matonense em 2/2/2014

Aquele time do Juventus não era bom e, na tentativa de buscar uma reação no campeonato, André perdeu a posição. Cinco jogos depois, retornou à titularidade, e nela permaneceu sem contestação até 2017.

André executa uma defesa difícil contra a Inter de Limeira, em 2/4/2014 (foto: Ale Vianna)

Na campanha de 2015, André definitivamente se consagrou. O forte time grená que conquistou o acesso à Série A2 deveu muito ao goleiro. Se o ataque era bom e resolvia, com Daniel Costa, Adiel e Gil em ótima fase, o guarda-redes dava segurança na defesa. No Campeonato Paulista A3 de 2015, os zagueiros juventinos cometeram 5 pênaltis com André protegendo a meta. Nenhuma cobrança se converteu em gol. André Dias pegou três delas, duas foram para fora. Criou-se a mística do pegador de pênaltis.

André defende pênalti na partida contra o Cotia, em 18/3/2015 (foto: Ale Vianna / CA Juventus)

A liderança do goleiro também era fundamental no vestiário. Aqui, antes de partida decisiva contra a Inter de Limeira, pelo quadrangular final da A2, 13/5/2015 (foto: Ale Vianna / CA Juventus)

Casos do acaso fizeram André perder o posto de titular, em 2017. O novo dono da posição era Deola, em sua segunda passagem pelo Juventus. Chegou com pinta de estrela, com direito a trazer no peito do uniforme a sua assinatura. O tempo, porém, se encarregou de fazer a devida justiça e André Dias retomou o posto. Não só, também a braçadeira de capitão. Com todo respeito ao Deola, o Juventus já tinha goleiro. 

Quando o árbitro da partida assinalou a penalidade máxima a favor do Rio Preto, o destino já havia sido traçado. André Dias defendeu a cobrança, porque assim estava escrito nas estrelas. Em 5/3/2017 (foto: Ale Vianna / CA Juventus)

Com dignidade, André terminou o campeonato vestindo a camisa juventina, com autógrafo do Deola e tudo, até a conclusão do Paulistão A2 de 2017. Surgiu, então, a oportunidade de disputar o Campeonato Brasileiro Série B com o Oeste de Barueri. Era a sua despedida do clube da Mooca, após 3 temporadas e meia e 98 partidas disputadas.

Mas, dessa vez, o goleiro teve o valor reconhecido não apenas pela fanática torcida juventina, mas pelos mandatários do clube. André Dias retornou em 2018, como titular absoluto, e completou sua centésima partida com o uniforme do Juventus.

21/1/2018: André Dias recebe das mãos do presidente e do vice-presidente do Juventus, respectivamente, Domingos Sanches e Saulo Franciscon, uma camisa especial com o número 100, e uma placa comemorativa (foto: divulgação CA Juventus)

André construiu uma história de respeito no clube grená, repleta de momentos emblemáticos, como defesas milagrosas em chutes no ângulo ou em cobranças de pênaltis.

Há algo mais, porém, que fez com que esse atleta conquistasse o respeito e a admiração do torcedor juventino. É o que está registrado nessa foto abaixo, de Ale Vianna, tirada no dia 1º de março de 2017.

Naquela data, o Juventus venceu de virada o Bragantino, em Bragança Paulista. O Moleque Travesso precisava desesperadamente daqueles três pontos. A imagem eterniza a festa da vitória, compartilhada entre os jogadores, liderados por André Dias, e o pequeno grupo de torcedores presentes. Não é preciso de uma multidão para que haja sentimento no futebol.

Parabéns, André Dias, pelo seu 100º jogo honrando o manto juventino!



Um comentário:

  1. É o único que se salva nesse medíocre elenco atual. Tenho "pena" dele...

    ResponderExcluir

Os comentários são moderados.